6 minutos de leitura

Duas pessoas apertam as mãos em um gesto de concordância mútua. Uma delas é do sexo masculino e a outra é do sexo feminino. Ambos estão em um ambiente corporativo. Na mesa em que estão sentados, há um notebook.
Profissional migrante formado pela Toti conquista emprego no Brasil

Com a temática da diversidade em evidência, existem cada vez mais empresas que contratam refugiados e migrantes no Brasil, estimulando sua reinserção social e laboral.   

Apesar de o número ainda ser modesto, observamos uma evolução significativa na promoção da inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho. 

Afinal, as organizações já compreenderam que um ambiente plural impulsiona a inovação e promove um clima acolhedor. 

Ao mesmo tempo, essa inclusão faz parte da responsabilidade social das empresas. 

Neste conteúdo, listamos algumas das companhias que oferecem emprego para refugiados e migrantes no Brasil. 

Lista de empresas que contratam refugiados e migrantes no Brasil

As organizações abaixo contrataram ou contratam pessoas refugiadas e migrantes em parceria com a Toti Diversidade. 

Hospital Israelita Albert Einstein

Fundado pela comunidade judaica da cidade de São Paulo, o Hospital Albert Einstein possui mais de 60 anos de história. 

Inclusive, é considerado o melhor hospital da América Latina, de acordo com o ranking da AméricaEconomía Intelligence. 

Além de referência em tratamento médico, ele é reconhecido por suas ações de responsabilidade social e atividades de ensino e pesquisa. 

Em um de seus projetos, o Hospital Albert Einstein firmou uma parceria com a Toti Diversidade para capacitar pessoas refugiadas e migrantes em análise de dados de forma gratuita. 

Para aumentar a diversidade de suas equipes de trabalho, a empresa admitiu 14 profissionais formados.

E hoje é uma das principais parcerias de contratação de refugiados e migrantes da Toti Diversidade. 

Duas pessoas, uma do sexo masculino e outra do sexo feminino, estão sentadas à mesa dentro de um ambiente corporativo. Ambos estão olhando para a tela de um notebook.
Profissionais migrantes formados pela Toti e empregados no Hospital Albert Einstein

Neon

A Neon é uma instituição de pagamento pioneira na modalidade de conta digital no Brasil. Seu propósito é diminuir as disparidades sociais por meio de caminhos financeiros simplificados. 

Do mesmo modo, a companhia tem o compromisso de promover mais diversidade em suas equipes de trabalho e garantir um ambiente acolhedor e inclusivo para todos. 

Junto com a Toti, formou e contratou pessoas refugiadas e migrantes em situação de vulnerabilidade social na área de tecnologia. 

Além disso, a Neon constantemente abre vagas afirmativas para grupos minorizados. 

Iteris 

A Iteris é uma companhia multinacional brasileira que oferece serviços de tecnologia. É referência, principalmente, em soluções digitais de impacto, sustentáveis e ágeis. 

Foi reconhecida como uma das melhores empresas para trabalhar por cinco vezes, de acordo com o GPTW. 

Como signatária do Pacto Global da ONU, a empresa tem o compromisso de promover impacto social e inclusão. 

Para isso, possui programas afirmativos de contratação, como o Hackathon Decola e o SomoS, que têm o objetivo de inserir grupos minorizados no mercado de trabalho.

Atualmente, a Iteris é uma das empresas que contratam refugiados e migrantes no Brasil em parceria com a Toti. 

Grupo Globo

O Grupo Globo é formado por empresas que criam, produzem e distribuem conteúdos sobre jornalismo, esporte e entretenimento. 

Entre as marcas que compõem o Grupo Globo estão a Editora Globo, a Globo, o Sistema Globo de Rádio, Globo Ventures e Fundação Roberto Marinho. 

A responsabilidade social é um dos pilares do grupo, e por isso, são desenvolvidas ações em prol da educação, empregabilidade, cultura e meio ambiente.

Com a contribuição da Toti, o grupo já empregou diversas pessoas refugiadas e migrantes em suas equipes. 

Alura LATAM

A Alura é uma instituição de ensino em tecnologia que conta com diversos cursos, como UX, inovação, data science, entre outros. 

Além disso, a Alura está comprometida com a diversidade e inclusão, e por isso, realiza parcerias para impulsionar a educação para grupos sub-representados, como negros e mulheres. 

Da mesma forma, também é uma das empresas que contratam refugiados e migrantes no Brasil.

Tecnologia Única 

Criada em 2004, a Tecnologia Única é uma empresa que oferece serviços na área de fidelização para diversos segmentos.

A companhia conta com mais de 250 colaboradores e possui faturamento superior a R$40M. 

Além do seu pilar de inovação, a Tecnologia Única realiza projetos sociais com foco em capacitação e inclusão. 

Assim, por meio de uma parceria com a Toti, já proporcionou emprego para refugiados e migrantes em seus times de desenvolvimento web. 

Cognizant

A Cognizant é uma multinacional do setor de tecnologia da informação especializada em transformação digital. 

É uma empresa que abraça a diversidade e inclusão em todas as suas esferas. Por isso, mantém o compromisso de promover diversidade na liderança e possui políticas e ações claras de igualdade de emprego, prevenção de assédio e bullying no local de trabalho. 

Além disso, é uma das empresas que contratam refugiados e migrantes no Brasil em parceria com a Toti Diversidade. 

Ed company

A Ed Company é uma empresa de tecnologia especializada no desenvolvimento de software. 

A principal premissa da organização é fornecer soluções tecnológicas que preparem as empresas para as transformações exigidas pelo mercado e dentro do prazo necessário para o cliente.

Um dos princípios da companhia é a valorização de pessoas. Por isso, ela contrata pessoas diversas, incluindo refugiados e migrantes, e estimula a liberdade e o desenvolvimento de seus colaboradores.  

Conheça as iniciativas da Toti Diversidade 

A Toti Diversidade é um negócio social que promove a capacitação e a inclusão de pessoas refugiadas e migrantes no setor de tecnologia. 

Assim, oferecemos diversas formações profissionalizantes gratuitas nessa área, como front-end, back-end, full stack, suporte técnico, análise de dados, entre outras. 

Além disso, possibilitamos a conexão dos nossos estudantes com empresas parceiras da Toti. 

Dessa forma, já contribuímos para gerar empregabilidade e, assim, aumentar a renda de profissionais migrantes e refugiados em média 200%. 

Conheça o nosso Programa de Carreira

Pessoas sentadas em cadeiras conversando. As cadeiras estão uma de frente para a outra, fazendo alusão a uma roda de conversa. A foto é de um evento realizado pela Toti para reunir empresas que contratam refugiados e migrantes e facilitar o networking das partes envolvidas.
Feira de Talentos promovida pela Toti Diversidade

Conheça a plataforma Empresas com Refugiados 

A plataforma Empresas com Refugiados tem o objetivo de promover a inclusão de pessoas refugiadas e solicitantes de refúgio no mercado de trabalho brasileiro. 

A iniciativa surgiu por meio de uma parceria da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e do Pacto Global da ONU no Brasil em 2019. 

Atualmente, a plataforma atua com projetos específicos em quatro diferentes áreas: promoção da empregabilidade, apoio ao empreendedorismo, incentivo à educação e realização de iniciativas de sensibilização e engajamento. 

Um dos destaques da plataforma é o Fórum Empresas com Refugiados, que reúne organizações interessadas em apoiar a integração de pessoas refugiadas no mercado de trabalho. 

Organizações participantes do Fórum: confira as empresas que contratam refugiados e migrantes 

Accor
Amanco Wavin
A.C. Camargo Cancer Center
BRF
Cobasi
EMDOC
Renner
Sodexo
Iguatemi
Cashier Cold

Para conhecer mais empresas que apoiam a contratação de refugiados e migrantes no Brasil, acesse a plataforma Empresas com Refugiados

Como conseguir emprego sendo refugiado ou migrante no Brasil?

Em primeiro lugar, é preciso acompanhar projetos e empresas que apoiam a inclusão de pessoas refugiadas e migrantes no mercado de trabalho. 

Ao longo deste texto, você conheceu organizações que apoiam essa causa. A partir de agora, você pode, por exemplo, seguir essas instituições no linkedin, realizar sua inscrição no banco de talentos, acompanhar as páginas de carreiras e fazer networking com pessoas que trabalham nessas empresas. 

É possível também realizar sua inscrição em projetos de capacitação ou participar de eventos alinhados aos seus interesses profissionais. 

Além disso, para conseguir trabalho para imigrantes no Brasil, é necessário adotar medidas que outras pessoas candidatas realizam. Abaixo, seguem algumas dicas:

1 – Faça cursos de capacitação, principalmente em instituições com histórico de geração de empregabilidade;

2 – Acompanhe sites de vagas confiáveis, por exemplo: vagas.com, indeed, catho, 99jobs, trampos e o próprio Linkedin;

3 – Personalize seu currículo de acordo com cada vaga, buscando inserir os mesmos termos que constam na descrição do cargo;

4 – Tanto no seu currículo quanto na entrevista, destaque os resultados que você ajudou a alcançar (caso tenha experiência);

5 – Enfatize os idiomas que você domina e mostre como isso pode ser importante para a empresa;

6 – Prepare-se para a entrevista de emprego. Procure informações sobre a empresa, como cultura e valores. Além disso, identifique quais são as perguntas mais comuns em processos seletivos e prepare boas respostas.