4 minutos de leitura

Um homem jovem veste uma camisa roxa com o logotipo da Toti Diversidade. Ele está sentado em uma cadeira, utilizando um notebook.
Toti promove melhorias na qualidade de vida de migrantes e refugiados.

Com o objetivo de promover a inclusão no mercado de trabalho, a Toti Diversidade tem se dedicado a oferecer cursos para migrantes e refugiados no Brasil. 

Em 2023, o número de pessoas deslocadas à força atingiu o recorde de 114 milhões, segundo a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). Somente no Brasil, existem cerca de 1,3 milhão de migrantes, de acordo com o OBMigra

Para contribuir com a integração social dessa população, a Toti oferece um Programa de Carreira gratuito com aprendizagem prática, desenvolvimento e networking. O objetivo é gerar empregabilidade e melhoria na qualidade de vida desses indivíduos. 

Neste conteúdo, você encontrará mais informações sobre as capacitações ofertadas. 

Quais cursos são disponibilizados? 

A Toti oferece formações gratuitas em diferentes áreas da tecnologia, como: 

  • Front-end
  • Back-end
  • Full stack
  • Análise de dados 
  • Python
  • Suporte técnico
  • UI/UX

O período de inscrição, os dias, os horários e os locais das capacitações variam de acordo com cada projeto realizado pela Toti. No momento de abertura das turmas, é possível obter mais informações. 

Para receber avisos sobre as próximas formações, basta acessar a página do Programa de Carreira e fazer o seu cadastro. 

Como funcionam os cursos para migrantes e refugiados? 

O Programa de Carreira da Toti Diversidade é baseado em três pilares: aprendizagem prática, conexão com empresas e desenvolvimento. 

Para participar, é necessário realizar a inscrição em um dos cursos disponibilizados e ser aprovado no processo seletivo. 

As formações duram entre dois a cinco meses e, durante esse período, o estudante terá acesso a aulas, exercícios, projetos práticos, feedbacks construtivos e mentorias com profissionais experientes. 

Após o término das capacitações, o estudante pode continuar se desenvolvendo. Isso porque a Toti oferece cursos extras de curta duração para complementar e aprimorar as habilidades dos profissionais formados. 

Além disso, na plataforma de empregabilidade, os alunos formados poderão disponibilizar seus currículos para empresas parceiras da Toti. 

Dependendo das habilidades exigidas pela vaga, a Toti também poderá indicar diretamente o estudante para participar do processo seletivo na empresa parceira.  

Um homem jovem está sentado em uma cadeira gamer. Ele sorri para a foto. Ao fundo, há uma mesa com computadores e notebooks.
Luis foi contratado após participar do Programa de Carreira da Toti.

Quais são os requisitos para participar?

Para participar dos cursos para estrangeiros oferecidos pela Toti, é preciso atender aos seguintes requisitos: 

1) Ter pelo menos 18 anos e ser uma pessoa refugiada ou migrante em situação de vulnerabilidade;

2) Compreender e falar português;

3) Residir nas cidades contempladas para o curso de interesse (as informações sobre as cidades serão divulgadas na abertura das turmas);
4) Residir legalmente no Brasil;

5) Ter disponibilidade para frequentar as aulas de segunda-feira a sexta-feira, no período da noite, e dedicar 20 horas semanais para praticar o conteúdo, que serão organizadas por você;

6) Ter computador e acesso à internet;

Caso o estudante cumpra esses requisitos, deverá realizar a sua inscrição e participar de um processo de seleção. Se for selecionado, começará a estudar na Toti Diversidade. 

No processo de seleção, a Toti avalia não só as competências da pessoa candidata, mas também a sua persistência, seu autoconhecimento e vontade de aprender. 

Então, pesquise mais sobre a área que você deseja atuar e saiba explicar o motivo pelo qual você quer estudar na Toti. 

Comunidade Toti: networking, desenvolvimento e apoio 

Após o término das capacitações, os estudantes formados ingressam na Comunidade Toti, que é um espaço de desenvolvimento de carreira, troca de conhecimento e networking. 

A Comunidade conta com mais de 500 pessoas refugiadas e migrantes, sendo um excelente espaço para fazer contatos profissionais e até mesmo amizade. 

Entre as iniciativas da Comunidade estão cursos gratuitos de curta duração, rodas de conversa com profissionais migrantes que já estão empregados, mentorias com especialistas em recolocação de carreira e grupos de estudo. 

Além disso, a Comunidade é responsável pela realização de diversos eventos voltados para o público migrante em todo o Brasil. 

Confira no vídeo abaixo um dos eventos desenvolvidos pela Toti Diversidade: 

Educação e empregabilidade andam juntas 

Além de capacitar, a Toti Diversidade tem o compromisso de contribuir para a empregabilidade de seus estudantes. 

Sendo assim, já ajudou a empregar pessoas refugiadas e migrantes que não tinham experiência profissional em grandes empresas como Grupo Globo, Hospital Israelita Albert Einstein, Neon e Alura. 

Além disso, a Toti ajudou a aumentar em 200% a renda média dos profissionais formados. 

Confira o depoimento de um dos estudantes contratados com a ajuda da Toti: